Filha,
Saiba que o mundo pode oferecer oportunidades para o nosso desenvolvimento ou para a nossa estagnação, e que cabe a cada um de nós escolher entre elas. Por isso, nunca projete em terceiros as responsabilidades advindas das tuas opções.
O caminho mais rápido, ou mais fácil, muitas vezes poderá te parecer sedutor. Tenha cuidado e guarda sempre prudência. Lembra que o verdadeiro progresso vem por etapas. Entenda que todos nós possuimos qualidades e defeitos. Não desanima nunca por conta das tuas faltas, nem te contenta, acomodada, com os teus acertos. O segredo da vida é continuar querendo melhorar. Sem isso não se caminha.
Nunca duvide da importância da honestidade, mesmo quando parecer que ela não te é reconhecida. Nada pode comprar a paz que somente a integridade de pensamentos e de ações pode nos conferir. Os que sucumbem aos vícios e tentações desonestas querem sempre levar os demais a seu modo. Isso é covardia. Por isso, não te desvia das tuas convicções.
Quanto as amizades, cultiva-as. São importantes. Mas não caia na armadilha do desejo egoísta de posse, que nos leva a fazer cobranças sufocantes e inexequíveis aos outros. Acredite, ser amiga sem exigir retorno é uma boa fórmula. Seja leal para com eles que o mesmo dar-se-á contigo. Se te sentires traída, não caia pessimista, nem desacredita dos sentimentos. Acontece. Mas lembra, o verdadeiro amigo nada impõe ou condiciona, não exige provas de afeto, não quer tirar proveito, nem usa de chantagens. Desses, guarda distância.
Duvidar do que está estabelecido não te fará mal, uma vez que não devemos jamais acreditar abdicando do uso da razão, pois a fé cega aprisiona. Nada é mais nocivo à liberdade do que seguir a maioria pelo medo da solidão. Esse é o espírito de manada que transforma seres racionais em autômatos. Segue a ti mesma. Aprendemos quando questionamos, mas ouça também os teus instintos e os teus sentimentos, porque eles valem nos momentos de indecisão.
Respeita os outros, filha. Todos. Essa regra protege, ao final, nós mesmos, que somos o outro de alguém. Mas não permita nunca que te desrespeitem. Não se trata de orgulho barato, mas de dignidade. Não aceite a acusação leviana, a agressão, a covardia ou imposições. Os conflitos fazem parte da vida, e isso em si não é mau, posto que as divergências podem ser frutíferas. A questão é saber como se portar. Seja resoluta sem ser inflexível. No bom debate podemos rever nossas posições e aprender com nossos opositores. Fale com os demais como desejares que te falem. Um detalhe: não tema pedir desculpas, caso te excedas; nem evite perdoar, porque os que reconhecem seus erros também estão a aprender.
Busca ler(isso não preciso nem pedir, né?). Por prazer e por formação. Não te deixes aprisionar numa única versão dos fatos que te interessam. Pesquisa para então decidir.
Tenha estima de ser mulher. Nunca deixe que te queiram fazer menor pelas questões de gênero. Homens e mulheres possuem diferenças, mas o caráter e o ânimo, esses não possuem sexo. Saiba que sempre lutarei para jamais te decepcionar. Não é fácil a vida. É bem verdade que não raro nós a complicamos. Mas te garanto que é bom viver. Espero ser tua maior amiga, porque eu te amo. Saiba ainda que onde eu estiver, a qualquer tempo, terei por norte a tua felicidade! Creia em Deus. Lembra que não há efeito inteligente sem causa inteligente, e que a toda ação cabe uma reação.
Segue em frente, filha.
quinta-feira, 29 de maio de 2003
Filha
Marcadores: filha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário