E-familynet.com Ticker
E-familynet.com Ticker

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

37 semanas

37 SEMANAS
Esta semana, a maior parte do lanugo, a penugem que cobria o bebê, se desprende, assim como o verniz caseoso, ou vérnix -- uma camada viscosa que cobre o feto no útero e protege a pele da imersão prolongada no líquido amniótico. Parte dessa camada pode ainda existir quando ele nascer. 
O bebê engole tanto o lanugo quanto o verniz, e são essas substâncias que formam o primeiro cocô dele. A mistura, quase preta, chama-se mecônio.

Esperar é a palavra-chave nas próximas semanas. Não há muito mais que você possa fazer. Tente aproveitar estes momentos antes da chegada do bebê -- alimente-se bem e descanse bastante. 
Uma boa dica para superar a 
ansiedade do final da gravidez -- e as lágrimas, quase inevitáveis -- é pensar no futuro e sonhar com a carinha do seu recém-nascido. 
Coloque seu parceiro para atender o telefone, e dar a notícia a todo mundo: "Não, o bebê ainda não nasceu". 

Planeje-se 

Tem certeza de que colocou na mala da maternidade tudo o que vai precisar? Uma boa idéia é separar as roupinhas do bebê, seis conjuntos completos, em saquinhos. Não esqueça de levar uma roupa para você sair da maternidade -- tem de ser uma roupa larga, provavelmente ainda das de grávida, porque vai demorar um pouco mais para sua barriga ir embora. 

Dicas úteis 

Faça uma lista dos sintomas que você está sentindo e leve na sua próxima consulta com o obstetra. Assim você não esquece de perguntar nada. 
A partir de 37 semanas o bebe estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio que é usualmente eliminado logo após o parto. Se o nascimento é prolongado, esse material fecal aparecerá no líquido amniótico. Ele já pratica os movimentos respiratórios e está se preparando para a vida fora do útero. Ele já é capaz de agarrar forte e se virar em direção à luz. A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Os membros estão dobrados e acolados ao corpo fetal. Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem. Ao nascimento, a tíbia (um osso longo da perna) está, em geral, completamente ossificada.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você