Caso você ainda não saiba, agora já é tempo para você se informar sobre todo o procedimento e o que você deve fazer durante o parto. Você pode estar pensando em pular esta parte (como em "O que eu não sei não pode me machucar"), mas estamos aqui para lhe dizer que o que você não sabe vai doer mesmo assim ..., então é melhor ir. Ter aulas de parto é comparável às suas aulas no ensino regular e estar preparada para as provas é tão importante quanto estar preparada para o parto, principalmente por este pode ser comparado, muitas vezes, a uma "prova surpresa".
Por mais que você esteja aproveitando ganhar peso como um lutador de sumo e estar inchada da cabeça aos pés (brincadeira!), Há razões para se prestar muita atenção a ambos seu ganho de peso e qualquer expansão que está ocorrendo.
Embora a pré-eclâmpsia é potencialmente muito perigoso, quando devidamente tratada, pode ser bem administrada. Cuidado com o corpo cuidadosamente para sinais de pré-eclâmpsia, que pode incluir extremo inchaço, dores de cabeça e / ou súbito aumento de peso. Na sua nomeação, o seu médico irá manter um olho em sua pressão sanguínea, o que também pode ser um sintoma. Ainda vale a pena prestar muita atenção para que os seus sintomas, você provavelmente não deveria perder sono preocupado com pré-eclâmpsia. Apenas se concentre em tomar muito cuidado de si mesmo e de seu bebê.
Outro efeito colateral da gravidez arrasador, mas significativamente menos grave é a hemorróida (GRAÇAS A DEUS, EU QUE SEMPRE FUI MUITO PRESA, NÃO TENHO!). Não fique envergonhada. Inchaço dos vasos sanguíneos "lá em baixo" são comuns durante a gravidez. Para tentar evitar as hemorróidas, as grávidas devem tomar algumas providências, como ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Banho de banheira por 10 minutos com água morna várias vezes ao dia, pode ajudar.É importante também evitar a prisão de ventre. Para alcançar este objetivo deve-se adotar uma dieta rica em fibras e beber bastante água durante o dia (cerca de 2 litros).
A boa notícia é que as hemorróidas surgidas na gravidez geralmente não são graves e tendem a desaparecer ou regredir depois do parto. E então você estará ainda mais tranqüila para curtir seu bebezinho.
Grandes notícias para o cérebro do bebê esta semana: A cabeça do bebê está crescendo, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebês já reagem à sons até a trigésima semana. Outros destaques desta semana:
O bebê está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume irá diminuir à medida que o bebê cresce e preenche o útero. O bebê consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e consegue até acompanhar uma fonte de luz (POR ISSO DEIXO A BLUSA ESCURECER, NINGUEM MERECE UM SOL BEM NO ROSTINHO!).
Depois de nascer, manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, irá reagir a alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância da cara. Como vai querer pegá-lo ao colo o mais possível, essa será a posição perfeita para que o bebé a veja com olhos de ver.
"Eu vejo um cordão umbilical e o interior do útero da minha mãe!" Quando o bebê está acordado, os olhos já estão abertos.
As unhas estão finalmente prontas (BEM QUE O PAPAI REPAROU NO ULTRASSOM), provocando aos seus pais grande temor e angústia a primeira vez que eles tentam cortar as suas garras (fica mais fácil, nós prometemos)! Em adição, a medula óssea está completamente a cargo da produção dos glóbulos vermelhos. Confiem em nós, isto é uma boa coisa.
Seu bebê não ganhou muito peso ou altura, esta semana, como a maior parte de sua energia tem sido canalizado para o cérebro.
Não se assuste, um pouco de falta de ar é comum nessa fase
Você está entrando no último trimestre da gestação. O fundo do seu útero está perto das costelas inferiores, o que pode deixar você com falta de ar (DEIXA MESMO!). Não se preocupe. Isso não prejudica o suprimento de oxigênio do bebê. Seu sistema circulatório já está adaptado para compensar esta situação.
Além da barriga e dos seios aumentarem bastante nessa última fase, também cresce o inchaço das pernas e pés. As mãos e o rosto também podem ficar mais gordinhos (É VERDADE!) . O risco de ter varizes aumenta. Também é comum ter cãibras nas pernas, hemorróidas e problemas de digestão. Até o final da gestação, você deve ganhar entre três e cinco quilos (AI MEU DEUS, MAIS? A BALANÇA JÁ ESTÁ ATÉ ESCONDIDA!).
Lá pela metade do mês, esses sintomas todos deixam algumas mulheres bem irritadas, se perguntando quando tudo isso vai passar. Se for seu caso, converse com o médico para reduzir esses desconfortos, ele certamente vai saber como ajudar.
Concentre-se na parte boa: seu bebê vai estar se mexendo bastante e a barriga vai estar redonda (MUITO!!) e linda(DEMAIS!)!
A melhor posição para dormir com o barrigão será deitada sobre o lado esquerdo, o que melhora a circulação. Se você costumava dormir de bruços, pode ter dificuldade de pegar no sono. Tente usar um travesseiro sob a barriga ao se deitar de lado, outro entre as pernas e mais um apoiando suas costas. Esse ninho aumenta seu conforto e ajuda a manter a linha da coluna reta.
Lista do mês:
- Procurar o médico para lidar melhor com os desconfortos (NA SEXTA FEIRA TENHO CONSULTA)
- Diminuir o sal na dieta, usar meias de compressão, tipo Kendall, e deitar com as pernas para cima para evitar o inchaço e as varizes
- Descansar e evitar esforços se estiver com dificuldade de respirar
- Encher a cama de travesseiros(MAIS AINDA?) e dormir deitada sobre o lado esquerdo .
AHHHH!!!! JÁ ESTOU NA CASINHA NOVA DESDE QUINTA FEIRA!!!!